A História da Jaqueta M-65 Field

Os uniformes militares são confeccionados e aprimorados por milhares de anos sempre tendo um objetivo, a eficiência e praticidade para ser usado no campo de batalha. Grande parte dos acervos militares das últimas décadas foram parar também no guarda-roupa da população civil, se tornando populares em movimentos contra cultura e peças fundamentais da moda masculina.

M-1943

Com as jaquetas denominadas "Field Jackets" não foi diferente. Em 1941 com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, foi desenvolvido uma jaqueta utilitária M-1941 em um tom claro de bege esverdeado, classificado como O.D. 2. A jaqueta possui um design simples com 2 bolsos estilo faca, gola estilo colarinho, epaulletes nos ombros e fechamento por botões. Permaneceu em serviço até 1943, quando foi aposentada devido à insatisfação dos soldados sob reclamações de que era muito curta, apertada e com poucos bolsos úteis.

soldados e combatentes vestem em grande maioria o uniforme de combate m-1941 field jacket
Soldados e combatentes do 1st Divisão vestindo em grande maioria a M-1941 Fied depois da invasão da Normandia em 1944, é possível distingui-los pela gola estilo colarinho e botões frontais.

A partir de 1943 houve uma reformulação no design do uniforme de combate e foi colocado em campo a M-1943 Field Jacket inicialmente pela 45th Divisão de Infantaria e posteriormente pelos paraquedistas durante a invasão do Dia D. Seu design desenvolvido na cor O.D. 7, um tom de verde azeitona, possui 2 bolsos grandes no peito e mais 2 bolsos utilitários abaixo, ajuste de cintura por cordão, epaulletes nos ombros e uma modelagem ampla com comprimento passando o quadril que foi o maior acerto no desenvolvimento do uniforme, permitindo que pudessem utilizar a jaqueta sobre diversas camadas de vestuário com o objetivo de suportar o frio rigoroso dos campos de batalha durante o inverno europeu. Esse modelo de uniforme permaneceu em serviço durante todo final da Segunda Guerra Mundial e até a Guerra da Coreia até sua substituição por um modelo aprimorado.

Combatentes vestem a jaqueta M-1943 Field
Soldados vestindo a Jaqueta M-1943 Field durante a Segunda Guerra Mundial. Imagem do livro "A War to be Won: Fighting the Second World War".

M-1951

A M-1951 Field aproveitou muito do design utilitário de sua antecessora, sendo mais um aprimoramento das especificações funcionais. Originalmente desenvolvido em  9oz na famosa cor OG-107, um tom de verde oliva, foi adicionado ao modelo botão no capuz removível para extra funcionalidade, botões internos para fixação do liner para maior conforto térmico, botões nas mangas e com o avanço da tecnologia, foi adicionado zíper metálico no lugar dos botões com aba sobreposta para proteção do vento.

Elvis Presley veste uma Jaqueta M-1951 Field em sua passagem pelo exército dos Estados Unidos
Elvis Presley veste uma Jaqueta M-1951 Field em sua passagem pelo exército dos Estados Unidos durante os anos de 1958 e 1959.

M-1965

A Jaqueta M-65 Field destinada para climas intermediários sob especificação militar MIL-C-43455 foi introduzida ao Exército dos Estados Unidos em 1965 como aprimoramento da M-1951. O modelo é bem parecido com a versão anterior, porém com melhoria na modelagem, trazendo na parte das costas uma espécie de bi-swing para melhorar a mobilidade e acoplação do M-65 Liner, além da adição de velcro nos punhos e na gola, zíper para armazenar o capuz e um botão frontal da peça para fixar um capuz adicional para extremo frio.

A M-65 Field foi amplamente usada durante a Guerra do Vietnam, devido ao seu design funcional aliado com a resistência a vento e água, foi um uniforme extremamente excencial para o clima rigoroso e imprevisível do Vietnã. Essa combinação de funcionalidade e eficiência, manteve a M-65 Field em operação pelo Exército até 2009 quando finalmente foi aposentada no lugar de novas Parkas com a tecnologia de Gore-Tex.

Jaqueta M-65 Field original dada a combatenteJaqueta M-65 Field OG-107 Orbital Company
​Na primeira imagem, uma M-65 Field original de 1967 fabricada pela Alpha Industries, em seguida a reprodução da M-65 Field da Orbital Company.

Durante a década de 60, com o maior acesso de vestimentas e uniformes militares para o público civil, começou a ganhar popularidade o seu uso. Jaquetas Field, bombers e parkas começaram a aparecer nas ruas, principalmente sendo usada pelas novas gerações, tomando forma e impulsionando o estilo militar pelas sub-culturas americanas e européias, indo de grupos punks britânicos a classe trabalhadora americana e artistas do Hip Hop dos anos 80.

A Jaqueta M-65 Field também se tornou ironicamente uma espécie de símbolo ativista contra a Guerra do Vietnam, sendo usada por diversos artistas como John Lenon e Jane Fonda durante as manifestações contra a guerra. Ainda para impulsionar e cravar na história da moda masculina, essa jaqueta foi usada em diversos filmes que repercutiram o estilo de herói militar para a cultura pop ao redor do mundo. Em Taxi Driver (1976) de Martin Scorsese, Robert de Niro usa uma M-65 grande parte do filme, também podendo ser vista em Al Pacino no filme Serpico (1973), Woody Allen em Annie Hall (1977), Sylvester Stallone em Rambo (1982) e em Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro (1984).

Silvester Stalone, Robert de Niro, Arnold Schawarzenegger e Al Pacino usam M-65 Field
​Grandes atores em importantes filmes que ajudaram a popularizar a Jaqueta M-65 Field.

Por décadas a Jaqueta M-65 Field faz parte da moda masculina como uma peça versátil, aliada ao utilitarismo e conforto. Hoje em dia, assim como as clássicas jaquetas bomber, é possível encontrar uma grande variedade de estilos, cores e tecidos fabricados da M-65, além de diversas referências desse imponente modelo militar em grandes marcas mundiais do streetwear, workwear e até em marcas de luxo. Nossa reprodução é 100% de fabricação nacional com muita qualidade, optamos por seguir as principais especificações militares, tanto em detalhes, cor e textura do tecido para entregar a melhor Jaqueta M-65 Field do mercado nacional. E uma coisa é certa, a M-65 Field é um produto com muita história por trás, se tornando um ícone atemporal que irá perpetuar por muito mais décadas.